ONU: O número de usuários da internet alcançou, no fim de 2010, a marca de 2 bilhões de usuários

2 bilhões!

O número de usuários da internet alcançou, no fim de 2010, a marca de 2 bilhões de usuários, de acordo com dados divulgados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira, 26. De acordo com a agência, o número representa o dobro do registrado em 2005. A quantidade de usuários de banda larga fixa totalizou 555 milhões no ano passado, aumento de 17,8% em relação a 2009. Já o número de banda larga móvel foi bem maior: 940 milhões.

Dos dois bilhões de pessoas com acesso à web, a UIT diz que 1,2 bilhão está nos países em desenvolvimento. Mas o maior crescimento no número de pessoas que acessam a internet, segundo o estudo, ocorreu na Ásia e no Pacífico, somando mais de 100 milhões de usuários. Ao todo, a região contabilizou 857 milhões. Grande parte dessa quantia se deve à população da China, com 420 milhões de usuários ativos de web, o que faz do país o maior número internautas do mundo.

No entanto, a maior densidade de acesso ainda é na Europa, seguida pelas Américas, nos países que faziam parte da república soviética e países árabes. Essas duas últimas regiões têm apresentado crescimento constante. Só nos países árabes, por exemplo, dobrou o número de internautas em cinco anos. Hoje estima-se que há 88 milhões. A única região na qual quase não tem havido crescimento é a da África, cuja penetração de internet é de apenas 9,6% da população, índice bem inferior à média global, que é de 30%.

A UIT apontou também que o número de usuários de telefones celulares atingiu a marca de 5,3 bilhões no mundo no fim do ano passado, comparado a 4,66 bilhões de 2009. Do total, 940 milhões são assinantes de 3G.

Postagens Relacionadas

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.