O SAC Divino e o fake do ano!

E o Verbo se manifestou na Web. Sim, uma das sensações da web brasileira é um site cujo personagem principal se autoproclama como “deus”, “O criador”, “O supremo”, “O absoluto”. O site nada mais é que uma grande brincadeira (fake) que pegou pela forma como foi montado.

Milhares de pessoas o acessam e deixam perguntas que são feitas diretamente ao Criador através de um SAC Divino. Tomei conhecimento do site através de amigos que acharam, no mínimo, curioso.As pessoas adotaram a brincadeira e de um lado fazem perguntas sobre temas previamente aceitos pela personagem que incorpora O Criador. As respostas são sempre curtas e carregadas de bom humor. Brincar de ser Deus parece ser algo popular e semelhante a alguém que se autoproclamasse Papai Noel e respondesse às perguntas das pessoas que desejam ardentemente viver essa fantasia.

A fantasia em questão é falar com O Criador através do SAC Divino. Pelo jeito “se quiseres falar com Deus, não basta apenas ficar só. Precisarás acessar a web.” Tentamos entrevistar aquele que se diz ‘O Supremo’ que não tem nome, nem imagem alguma. É um completo mistério e é isso que o faz popular e ao mesmo tempo alimenta a fantasia das pessoas de quererem falar com Deus e obter uma resposta direta, neste caso, via Web.

[photoframe size=large desc='' align=center folder='wp-content/blogs.dir/33/files/o-sac-divino-e-o-fake-do-ano' filename='normal_cats.gif']

O Criador define-se assim no site: “Sou invisível, moro nas nuvens, posso tudo, sei de tudo e estou em todos os lugares. Sou perfeito e controlo todo universo, que criei em apenas 6 dias. Eu amo todos vocês, mas tenho uma lista com 10 coisas que não quero que você faça! Se fizer, reservei um lugar especial com fumaça e fogo no qual irei te torturar e sufocar durante toda a eternidade.”

No site, na primeira página já é possível entender as razões da criação de um SAC Divino. Segundo o site “Em virtude de diversas reclamações reportadas através de rezas, orações, meditações, preces e invocações, a empresa TOTALIDADE DO UNIVERSO CORPORATION vem por meio de seu Presidente Interino O Criador, instituir e inaugurar, através do verbo “faça-se”, o presente Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)”; O Site dispõe-se a ouvir atentamente e criticamente todos os diversos seres vivos da existência e transformar as informações coletadas em base para desenvolvimento de ações estratégicas; orientar os seres humanos, tendo total conhecimento do que está ocorrendo no Planeta Terra S/A, envolver as diversas áreas internas do Planeta Terra S/A nas questões trazidas pelos seres vivos, possibilitando o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da TOTALIDADE DO UNIVERSO CORPORATION (empresa criada pelo Criador para representá-lo ‘legalmente’ na Terra); estabelecer, entre O Criador e todas as Criaturas, uma comunicação única e personalizada, independente do sistema solar ou da galáxia na qual o erro na prestação de serviço foi reportado. Ainda segundo o compromisso de fundação do site “O Criador, Deus, Todo Poderoso garante rapidez e eficiência na prestação deste serviço de atendimento.” E a reposta não demora a chegar.

Mas existem alguns critérios para que você tenha a sua pergunta respondida. Sua pergunta não será respondida se “for repetida. Serão apagados pedidos de números da mega sena, questões sobre Inri Cristo, ovo ou galinha, fim do mundo em 2012, mandar construir uma pedra tão pesada que Deus não possa carregar e etc.”Também não pode perguntar nada sobre Jesus Luz, Buda, Madonna ou Ronaldo. Para que a sua pergunta seja respondida deve ser sucinto, objetivo e direto. Segundo O Criador “Questões com mais de 10 linhas nem eu nem os leitores lêem e se espera uma resposta criativa, faça uma pergunta criativa.”

Segundo o blog Biz Information o Sac Divino está avaliado em cerca de R$ 34 mil reais, possui 1.050 visualizações diárias, 415 visitantes por dia e está classificado no Brasil na posição 7.087 com 73 páginas.A linguagem do site SAC DIVINO é simples, de fácil navegação e com informações interessantes. Layout é oportuno e de acesso rápido e objetivo. Possui informações visuais para que o usuário não se perca dentro do site. As páginas são rápidas para carregar e é acessível em qualquer tipo de conexão.Sistema de ‘web site dinâmico’, produz atualizações constantes proporcionando a interatividade com o leitor.Utiliza ferramentas de compartilhamento com o Twitter, Facebook,e-mail para contatos, entre outros. O site possui um contador de visitas mostrando quantas pessoas já o visitaram e quantas estão on line no momento.

Mas o site não é uma unanimidade. As opiniões são bem divergentes a respeito do SAC Divino. Para muitas pessoas o SAC Divino promete estabelecer uma comunicação entre a criatura e o Criador ao responder as suas duvidas e não passa de uma forma “ignorante e sem graça de banalizar o nome de Deus. Ninguém de bom senso e em sã consciência vai imaginar que Deus se deteria as invenções tecnológicas de relacionamentos como: Orkut, Messenger e Twitter para falar com as pessoas. ” Já o site Joio.com.br pensa diferente: “Alguém teve a brilhante idéia de abrir um site onde você manda uma pergunta sobre qualquer assunto e o próprio deus responde sobre sua dúvida. É hilário, vale a pena acessar.”

O blog ZeroOitocentos define assim a experiência que teve como site: “Não, não virei religioso fervoroso. Não, não estou fazendo isso também como piada ateísta safardana. É apenas um blog engraçado de situações engraçadas e os carolas, radicais e similares que me perdoem. Acho que não tem twitter mais bacanudo que o do Criador. E como quero ganhar alguns pontinhos e ir para o Céu (cof, cof, é, nem eu acreditei nessa), achei que seria uma boa idéia indicar seu maravilhoso Serviço de Atendimento ao Consumidor, a.k.a. SAC Divino.” E se você acha que a grande mídia torceu o nariz para o SAC Divino, enganou-se-Portais consagrados como Terra, Uol, IDG Now, Rede TV, Ratinho, Jornal Zero Hora, o Dia-RJ, Jornal do Brasil, Portal Uai de MG, TV Famaentre outros, deram a notícia com bom humor. O IDG Now destacou assim o blog-“O Criador, Deus em pessoa, ou melhor, em twittadas falsas, é o único que realmente pode ser egocêntrico, afinal de contas foi ele quem criou tudo, fakes e verdadeiros.” O Criador é indicado como um dos fakes mais divertidos do Twitter.

[photoframe size=large desc='' align=center folder='wp-content/blogs.dir/33/files/o-sac-divino-e-o-fake-do-ano' filename='vfpop.jpg']

O Criador, versão do blog no Twitter, foi um dos campeões do Troféu Vitor Fasano-Fakes do Ano de 2009. No Júri ninguém menos que Marcelo Tas, Rosana Hermann, Alexandre Inagaki, Ronald Rios, Wagner Martins/Mr. Manson, Silvio Lach, Lucas de Barros/Chico Barney, Didi de la Falaise, Ulisses Mattos/Odisseu Kapyn e Bia Granja elegeram Renato Gaúcho em primeiro e O Criador em segundo. Em terceiro ficou Regina Duarte e Rubens Ewald Filho. Mas no voto popular ganhou O Criador (http://twitter.com/OCriador) que teve 31% dos votos, seguido de perto por Renato Gaúcho, com 29%. A campanha do Criador no Twitter para vencer o prêmio de Fake do Ano de 2009 foi resumida em duas simples frases: “Em verdade vos digo: o 11º mandamento é ‘Votarás no O Criador para o TROFÉU VITOR FASANO DE TWITTER” e “Filhos, se eu perder este troféu adiantarei o Juízo Final, portanto, votem no Papai do Céu. É só um clique”. Deu certo!

O Twitter do O Criador possui mais de 170 mil seguidores que se divertem com sua personalidade intrigante, que parece saber utilizar o ambiente virtual do twitter de forma muito criativa: “Mesmo que todos te dêem Unfollow, seu anjo da guarda estará sempre te seguindo.” E brinca, ainda, com o machismo que há em nossa cultura: “Adão acordou dentro de uma banheira de gelo com uma cicatriz no abdômen e percebeu que haviam tirado-lhe a liberdade”, referindo-se à chegada de Eva, tirada da costela de Adão.

[photoframe size=large desc='' align=center folder='wp-content/blogs.dir/33/files/o-sac-divino-e-o-fake-do-ano' filename='ocriador.jpg']

Também atribuem à criatividade a explicação do por que o número ‘7’ que algumas pessoas insistem em escrever de forma cortada. A explicação seria a de que quando Moisés trouxe os 10 mandamentos, lá pelo número sete os homens reclamaram. O Sétimo seria “Não adulterarás.” Aí o povo protestou aos berros-“Corta o sete! Corta o sete!” Como o mandamento número 7 não foi eliminado, uma boa parte das pessoas passou a adotar o 7 cortado como forma de protesto.

Podemos afirmar-o Sac Divino funciona. O pedido de entrevista foi respondido em poucas horas e na resposta talvez tenhamos desvendado o mistério sobre o nome de quem pode ser aquele que responde as perguntas do site. A resposta foi a seguinte: “Com certeza, será um prazer. Manda as perguntas para este mesmo e-mail que respondo com prontidão. Abraços, Leo.” Se Deus se chama ‘Leo’, eu não sei, mas alguém respondeu em seu nome. Talvez o seu assessor de imprensa para assuntos do Céu e da Terra e que pode ser perfeitamente algum anjo, querubim, serafim ou arcanjo chamado “Leo”, pois desconheço algum santo com esse nome. Ou talvez seja uma sigla-L.E.O. – Liturgia Essencial do Onipotente

Apesar de ter se prontificado em tempo hábil, o Criador não enviou as respostas às perguntas enviadas por nós. Em outro e-mail que enviamos pedindo uma posição sobre as perguntas, o Criador informou que estava “sem tempo para responder” e pediu para “reduzir a quantidade”. Foram enviadas apenas quatro perguntas que também não foram respondidas até o fechamento desta edição. O motivo alegado foi que “estava estudando para o exame da OAB.” Talvez o Criador precise se atualizar com relação às leis mundanas dos homens para defender as almas terrestres (como advogado de Deus) ou combater o ‘advogado do diabo’ nos tribunais divinos.

Bom carnaval a todos e não levem o carnaval tão a sério. Brinquem, divirtam-se e voltem vivos e inteiros, por favor.

Colaboraram -Everton Ferreira, Elane Guerra, Rachel Serra, Alessandra Sabino, Fabricio Maia e Ticiana Melo. Revisão -Wesley Moraes

Postagens Relacionadas

Leave a Comment