O Guia de Eletrônicos do Greenpeace: Sony-Ericsson lidera.

O Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeac e monitora os programas de reciclagem de uma lista de empresas de grandes marcas. Na última lista a Nokia perdeu a liderança e caiu para nono lugar. Já a Motorola desceu do nono lugar para o 14o.

O novo líder do ranking do Greenpeace é a Sony Ericsson (divisão de celulares da Sony), com a Samsung em segundo lugar e a Sony em terceiro.

A nova edição do Guia de Eletrônicos Verdes foi expandida para incluir fabricantes de TVs e consoles de jogos eletrônicos como Microsoft, Nintendo, Philips e Sharp. Essas empresas entram nos últimos lugares do ranking de performance ambiental, com a Nintenndo sendo a primeira empresa a não marcar ponto algum dos 10 possíveis. Philips e Microsoft foram um pouco melhor, marcando 2 e 2,7 pontos, respectivamente.

A baixa pontuação dos fabricantes Nintendo e Microsoft releva que essas empresas ainda têm um longo caminho a percorrer para melhorar suas políticas e práticas ambientais.

Apesar do console Wii ser mais eficiente em termos de consumo de energia que seus concorrentes Xbox (da Microsoft) e Playstation (da Sony), a Nintendo ficou muito mal na foto no Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace.

Muitas empresas já conseguiram melhorar bastante seus produtos e programas de reciclagem desde agosto de 2006, quando lançaram a primeira edição do Guia. Mas nenhuma delas ainda conseguiu sucesso em oferecer uma linha inteira de produtos livres das piores substâncias químicas tóxicas ou um programa de reciclagem simples, gratuito e global para assegurar que aparelhos que não mais funcionam não sejam jogados em lixões de países em desenvolvimento como China ou Índia, como é feito atualmente. E o lixo eletrônico vem se acumulando numa velocidade impressionante nos dias de hoje.

“É encorajador ver a Sharp e a Microsoft providenciando um calendário para a completa eliminação do PVC e dos retardantes de chamas de seus produtos”, comentou Iza Kruszewska, da campanha de Tóxicos do Greenpeace Internacional.

Confira o Ranking:

Sony Ericsson 7.7

Samsung 7.3

Sony – 7.3

Dell – 7.3

Lenovo – 7

Toshiba – 7

LGE – 7

Fujitsu-Siemens – 6.7

Nokia- 6.7

HP – 6

Apple – 5.7

Acer – 5

Panasonic – 5

Motorola – 4.7

Sharp – 2.7

Microsoft – 2

Philips-0

Nintendo – 0

Para maiores informações: www.greenpeace.org.br

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.