Nintendo lança nos EUA game de malhação "Wii Fit".

Há anos os videogames são tratados como vilões do sedentarismo infantil, uma imagem que a Nintendo pretende jogar por terra com o “Wii Fit”, um game que chega às lojas dos EUA na segunda-feira que vem, prometendo ginásticas e alongamentos para uma vida mais saudável.

O setor prevê que essa versão para o popular Wii será o novo sucesso no universo dos games, que no mês passado viu o “Grand Theft Auto 4” faturar 500 milhões de dólares em apenas uma semana de vendas no mundo.

“[A Nintendo] vai vender tudo o que conseguir fabricar”, previu Todd Greenwald, analista da consultoria Signal Hill. “Ele amplia um pouco o ciclo de vida do Wii e faz as pessoas saírem para comprar mais um jogo da Nintendo.”

O Wii é um sucesso graças a seu comando que entende o movimento do corpo, aos jogos simples e ao preço acessível. Em abril, o Wii vendeu 714 mil unidades nos EUA, quase o dobro do que a soma das vendas do Xbox 360, da Microsoft, e do PlayStation3, da Sony.

“Wii Fit” estimula o jogador a praticar mais de 40 tipos de exercícios — de andar na corda-bamba a posições de ioga e flexões de braço.

Por 90 dólares, o jogo traz também uma “plataforma de equilíbrio” que nota pequenas mudanças na postura da pessoa, o que controla um bonequinho na tela da TV.

O “Wii Fit” já vendeu mais de 2 milhões de unidades no Japão desde o ano passado, e a Nintendo diz que o interesse é “forte” na Europa, onde saiu no mês passado. Nos EUA, país com muitos obesos, que vive freqüentes “febres” de exercícios, tem tudo para fazer igual sucesso.

Em parte graças ao Wii, o lucro da Nintendo saltou 60 por cento em um ano (no balanço de março). O “Wii Fit” é a grande aposta da empresa para este trimestre.

O jogo é uma criação de Shigeru Miyamoto, o lendário inventor de games como “Mario” e “Zelda.” Considerado o Walt Disney dos videogames, ele é especialista em criar jogos a partir de atividades prosaicas, como jardinagem (Pikmin) ou ter cachorros (Nintendogs).

O “Wii Fit” começou a nascer há quatro anos, antes mesmo de o Wii existir. Miyamoto entrou em dieta e começou a monitorar seu peso diariamente. Então começou a imaginar um jogo no qual as pessoas acompanhassem sua massa corporal.

Ele só não sabia como fazer isso, até que um funcionário apareceu com duas balanças e mostrou como era divertido pisar em ambas e tentar mantê-las com pesos iguais.

“Não acho que o propósito do Wii Fit seja realmente deixá-lo em forma. O seu objetivo na verdade é conscientizá-lo do seu corpo”, disse o criador.

Reuters

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Redação Geral

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