Netiqueta: Como você se comporta na web?

Que a web é território livre de todos e para todos, onde existem todos os tipos de pessoas, todo mundo sabe. Acontece que a web reflete um pouco ou tudo como o mundo é. E este mundo tem uma etiqueta. Sim, etiqueta! Não pense que etiqueta seja uma evolução que beira a ‘frescura’ exagerada, não. Ela reflete um modo de comportamento, digamos, socialmente bem aceito, para não dizer politicamente correto.

E como se chama esta etiqueta da web? Netiqueta. Este é o nome dos virtualmente bem aceitos na web.Acredito que o maior de todos os conselhos para ser um web netiquetado seria-fazer aos outros o que quer que os outros te façam. Mas existem outros modelos. Pesquisando na web encontrei algumas sugestões sobre como se comportar bem na internet. O Instituto da Ética da Internet relaciona dez mandamentos da boa netiqueta. Segundo o site você não deve utilizar o computador para prejudicar terceiros; deve evitar interferir no trabalho de terceiros; não vasculhar os arquivos de terceiros e muito menos utilizar o computador para roubar dados ou praticar outros tipos de crime sob a proteção do anonimato. Utilizar o computador para prestar falsos testemunhos também é considerado uma gafe imperdoável. Não utilizar ou copiar software pelo qual não pagou; utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização;apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros também estão na lista dos comportamentos ciberneticamente não aceitossob a ótica da netiqueta. O internauta bem comportado deve sempre pensar nas consequências sociais daquilo que escreve ou faz na web. E por último, utilizar o computador com respeito e consideração pelos outros.

O Wikipedia também tem a sua lista de recomendações. Uma dela provocou a demissão de uma mulher, a qual foi motivo de grande debate aqui no Fórum. O fato que motivou da demissão foi escrever COM LETRAS MAIÚSCULAS sem que a finalidade seja de destaque para algum ponto do texto. Segundo o Wikipedia, deve-se evitar enviar mensagens “EXCLUSIVAMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores.” Finaliza.

No trabalho também existem regras onde as empresas pedem que sejam seguidas. Algumas recomendam. Outras empresas exigem. Caso contrário, pode terminar em demissão. Gostaria de destacar algumas delas. Vamos começar pelo e-mail. Usar sempre uma linguagem adequada ao contexto é o principal conselho. Jamais use gírias e abreviações no espaço corporativo. Use sempre o corretor ortográfico. Usar contas de e-mail separadas, uma para o trabalho e outra para assuntos pessoais é uma ótima opção.Evite mandar arquivos pornográficos para seus amigos em seus e-mails de trabalho e jamais use sua conta profissional para isso. Remova correntes por e-mail. Não passe-as adiante. Jamais faça isso! É extremamente desagradável receber e-mails de correntes. Eles enchem sua caixa postal, demoram a baixar e pior: desperdiçam seu tempo. Simplesmente bloqueie. Mas se seu amigo manda outro tipo de conteúdo, não é deselegante solicitar que evite enviar taisPPTs ou PPSs para seu e-mail de trabalho. Uma dica é criar um e-mail apenas para receber estas coisas e solicitar ao amigo que os envie pra lá. Assim, você só os lê se quiser. Outra dica importante é, ao enviar um e-mail para mais de um destinatário, use os campos “com cópia” e “com cópia oculta”. Jamais coloque todos os destinatários no campo “para”. Outro grande pecado é o “responder a todos”. Só use isso se o contexto exigir que a resposta seja realmente enviada a todos.

Ao utilizar o MSN no trabalho tome alguns cuidados. Crie uma nova conta. Os contatos de amigos devem estar em outra conta. É sempre bom que você preste a atenção ao status da pessoa. É muito comum alguém mudar o status para “ocupado” e, logo em seguida, receber a famosa pergunta: “você está ocupado?”. Por favor! Um cuidado a ser tomado é evitar discutir assuntos íntimos. Nunca esqueça que é possível salvar o histórico das conversas e a empresa pode vir a ter acesso ao conteúdo. Aqui, um outro problema muito comum: Ao conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo (o famoso chat) tome cuidado para não enviar a mensagem ao destinatário errado. Já vi gente pagar micos enormes por falta de atenção.

Você sabe o que significam ACRÔNIMOS? Pode não lembrar, mas já deve ter recebido um pelo e-mail. Com eles você pode escrever mais rápido do que pode digitar ao abreviar frases comuns inteiras. Usuários corporativos mais experientes gostam de reduzir frases comuns a algumas poucas letras. Se você recebeu um e-mail com alguns deles e não sabe o que significa, não é mal-educado perguntar o que significa. Os acrônimos são muito úteis e quem os usa é corporativamente bem visto. Abaixo uma lista de acrônimos mais usados:

ASAP (As soon as possible – Assim que possível)

BBL (Be back later – Volto depois)

BRB (Be right back – Volto já)

LOL (Laughing out loud – Risadas)

ROTFL (Rolling on the floor laughing – Rolando de rir)

BTW (By the way – A propósito)

OIC (Oh, I see – Ah, entendo)

CUL (See you later – Até depois)

OTOH (On the other hand – Por outro lado)

GMTA (Great minds think alike – Pensamos da mesma forma)

IMHO (In my humble opinion – Na minha modesta opinião)

RUOK (Are you OK? – Você está bem?)

TIA (Thanks in advance – Antecipadamente grato)

J/K (Just kidding – Brincadeirinha)

TTFN (Ta-ta for now – Tchau por agora)

Ao contrário do que você pensa, usar emotions não é corporativamente errado. Na maioria das vezes é difícil expressar emoções pela web ou por escrito. Os emoticons,foram criados para que expressões faciais possam representar caras e bocas durante uma conversa. No mundo convencional uma imagem vale mais que mil palavras. No mundo virtual um emotion vale muitas linhas de texto que podem ou não expressar alguma coisa.

Por último, vale citar o comportamento em fóruns de discussão. O FÓRUMPCs possui o seu código de ética e as suas regras de conduta para usuário. No documento estão descritos de forma clara o que pode, o que não pode e o que deve ser feito. As dicas para comportamento em fóruns é ser sempre muito objetivo em suas perguntas;pesquise se já não existe a resposta para sua dúvida. É muito importante que você evite ridicularizar as pessoas por suas dúvidas ou iniciantes. É importante lembrar que você já passou por isso.E nunca alimente os trolls e evite o ciberbulling.

Educação, principalmente a boa educação, ajuda muito a abrir ou a fechar portas. Ninguém gosta de se relacionar, seja corporativamente ou na vida privada, com pessoas mal-educadas, grosseiras e sem limites.Apesar de muitos citarem que educação vem do berço, gosto de dizer que se o caráter é bom toda melhoria é possível quando desejamos realmente melhorar.

Por fim, educação nada tem a ver com ser pedante, ter o nariz empinado ou ser sisudo, cara-fechada. Isso não é ser educado, é ser chato; e ninguém agüenta um chato. Bom humor e educação costumam andar juntos e devem andar juntos, pois educação e bom humor estimulam, além da inteligência, os bons relacionamentos e acredite: abre até as portas mais difíceis.

Eu conheço alguns cases de gafes cometidas no meio corporativo, mas esta parte eu sempre gosto mais de ouvir do que falar. Por isso, convido os meus caros leitores a contarem alguns ‘causos’ (isso é a cara do Xandó) engraçados ou educativos que você ouviu falar ou que aconteceram com você-se tiver coragem de contar.

Que tal a gente completar esta coluna? A palavra é sempre sua.

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