Motociclismo 

Mototaxis mudarão a cor padrão no Piauí.

images (2)Após longo impasse e discussões sobre o assunto, uma reunião esta semana na Superintendência Municipal de Trânsito de Teresina (Strans) selou o acordo entre os sindicatos dos mototaxistas do estado e da capital, na presença de vereadores e do superintendente da entidade, onde ficou decidido que a cor padrão das mototaxis, a partir de agora, será a branca e não mais a amarela.

A alteração para a cor branca é resultado de um pedido da maioria da categoria da capital. O motivo, segundo os sindicatos, é a burocracia na mudança da documentação e redução nos custos da pintura. São mais de 2.700 mototaxistas que atuam em Teresina, segundo dados do Sindicato dos Mototaxistas de Teresina (Sindmot).

Essa decisão resultará numa economia média de R$ 800,00 para o mototaxista, que agora comprará sua moto branca e não terá mais os custos por conta da obrigação de mudar de cor para atender à legislação. Também fica garantida a legitimidade da mototaxi que já é amarela. “O profissional que tem moto amarela poderá continuar com ela sem nenhum prejuízo, mas a partir de agora quem for comprar moto será da cor branca e vai economizar um bom dinheiro”, informou o secretário de comunicação do Sindmot  Francisco Justino.

Impasse

As polêmicas sobre a mudança duraram cerca de um ano e surgiram entre usuários, motoristas e o sindicato estadual de um lado e o sindicato de Teresina e a Prefeitura do outro. A mudança na cor das unidades dividiu opiniões. “Eu sei que a mototaxi é amarela e se não for amarela, não vou confiar, porque do jeito que a violência está hoje é um risco muito grande” disse a universitária Maria Ana, 22 anos. “Eu sempre pego pelo número e pela cor da moto. Eu acho que não deveria mudar porque a cor influencia muito. Na minha opinião permanecia amarela”, disse a manicure Gorete Araújo. De acordo com o presidente do sindicato estadual dos mototaxistas, Domingos Santos, a identificação dos novos veículos por parte da população ficaria dificultada, poderia fazer cair o numero das corridas e acabar num grande prejuízo financeiro para o mototaxista. Depois de muita negociação, tudo foi acertado esta semana e a mudança já está em vigor.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.