Motorola prevê crescimento de LTE, WIMAX e FTTH em 2009

O ano de 2008 terminou com importantes avanços em demonstrações, implementações e dispositivos de banda larga fixa e wireless

Como parte de seu projeto de expansão em tecnologias de banda larga para 2009, a Motorola vai realizar ações focadas na tecnologia LTE (Long Term Evolution) e estenderá suas implementações de WiMAX e de FTTH (Fiber-to-the-Home). No ano passado, a companhia – líder em soluções de banda larga fixa e sem fio – realizou demonstrações históricas, incluindo o primeiro hand-off (transferência) de rede CDMA para LTE, e contínuas campanhas de produtos e implementações WiMAX e FTTH.

Apesar do panorama econômico atual, a demanda por mobilidade multimídia permite uma ampla oferta de oportunidades para que os produtos e serviços da Motorola possam ajudar as operadoras e os provedores de serviços a proporcionar experiências multimídia únicas a seus clientes.

“A Motorola está comprometida com o desenvolvimento da banda larga e da tecnologia 4G e obteve importantes resultados em 2008, especialmente com a LTE, o que permite atender à demanda por mobilidade de usuários que procuravam experiências multimídia personalizadas”, afirma Dan Moloney, presidente da unidade de negócios Home & Networks Mobility da Motorola. “Nossos testes de redes LTE demonstraram um grande avanço de toda a comunidade de celulares, com redes rápidas, ágeis e capazes de entregar o conteúdo que os usuários necessitam. Desejamos estender esse compromisso para 2009 e liderar o mercado com o desenvolvimento e a implementação de tecnologias LTE.”

LTE

A confiança que a Motorola deposita na tecnologia LTE é uma decorrência direta da sua expertise em OFDM e do êxito que conquistado ao se tornar a primeira empresa da indústria a projetar o hand-off de uma rede integrada por pacotes de plataformas, como CDMA/EV-DO Rev-A e LTE, demonstrado com chamadas VoIP e streamings de vídeo. A técnica de traspasso da Motorola demonstrou como os provedores de serviços que utilizam redes baseadas em CDMA podem integrar perfeitamente tecnologias de banda larga sem fio baseadas em pacotes IP e OFDMA de banda larga – tal como a tecnologia LTE -, a fim de proporcionar a adoção de um número maior de serviços interativos, como a publicação de blogs por celular, vídeo por demanda HD e jogos on-line.

Pouco tempo depois, a Motorola completou a primeira chamada LTE no espectro de 700 Hz. As principais operadoras, incluindo a Verizon/Vodafone, reconheceram a liderança da Motorola nessa tecnologia e estão realizando testes de LTE em conjunto com a empresa. Com o lançamento da tecnologia de banda larga sem fio, previsto para 2009, a Motorola está pronta para avançar: a previsão é de que os produtos para 700 MHz e 2,6 GHz estejam disponíveis comercialmente até o final deste ano.

WiMAX

De acordo com um novo relatório do instituto de pesquisas West Technology Research Solutions, as condições para a adoção e o crescimento da indústria de WiMAX móvel são muito favoráveis. Já a empresa de pesquisas de mercado Forrester considera África e Europa Oriental como regiões-chave para o crescimento das telecomunicações com WiMAX fixo.

A Motorola está preparada para se beneficiar nas duas tecnologias, com ou sem fio. Hoje a empresa conta com 25 contratos comerciais de WiMAX para clientes de 20 países, e entregou mais de 5 mil pontos de acesso multissetoriais (que alimentam mais de 17 mil setores) e milhares de CPEs e cartões para PC desde o terceiro trimestre de 2008. Sua divisão WiMAX abrange 49 países, incluindo contratos, testes e outros compromissos com os clientes.

A receita da Motorola engloba um contrato de US$ 165 milhões com a Atheeb, da Arábia Saudita, e contratos com a Axtel, do México, e a Embratel. Também foram fechados importantes contratos de expansão na Jordânia, Malásia Oriental e Paquistão. De fato, o pedido de dispositivos WiMAX realizado pela Wateen Telecom, do Paquistão, foi um dos maiores do mundo no ano passado, totalizando 198 mil unidades.

Nos Estados Unidos, antes da operação comercial do WiMAX móvel pela Clearwire, de Chicago, a infra-estrutura WiMAX da Motorola foi aprovada em rígidos testes de aceitação da tecnologia. Aproximadamente 600 estações-base WiMAX da Motorola já estão no ar e prontas para entrar em operação comercial.

FTTH

Do lado das tecnologias a cabo, o alcance da solução da Motorola reflete a adequação para as telecomunicações em grande escala: na América do Norte, sua rede de serviços FTTH passa por 14 milhões de residências, com 3,75 milhões casas conectadas.

Esse crescimento se reflete na escolha da Hotwire Communications pelas soluções de decodificador IP, codificador de alta definição (HD) MPEG-4 e FTTH da Motorola, para serviços de banda larga residencial e comercial. Essa é a parceria mais recente da Motorola, de uma série de contratos para redes de banda ultralarga.

As operadoras de telecomunicações de menor porte serão beneficiadas com o programa de desenvolvimento rural do Ministério de Agricultura dos Estados Unidos para as soluções FTTH de rede ótica passiva de gigabit (GPON) da Motorola. Essa lista oficial permite que os provedores de serviços de telecomunicações tenham acesso às soluções certificadas da Motorola para entrega de serviços triple play (IPTV, vídeo RF, voz TDM e IP de banda larga de qualidade), ao mesmo tempo em que os qualificam para empréstimos de serviços com baixas taxas de juros para as empresas de serviços públicos rurais.

“Os usuários finais do mundo todo nos mostram que desejam contar com acesso de banda larga instantâneo e confiável onde quer que estejam”, acrescentou Moloney. “Com os contínuos lançamentos de WiMAX, os ótimos resultados dos testes de LTE e os lucros obtidos com a solução FTTH, 2009 promete ser outro ano extraordinário para todo o ambiente da banda larga.”

Motorola

A Motorola é conhecida mundialmente pela inovação em comunicação, e está comprometida em antecipar a forma como o mundo se conecta. Desde infraestrutura de comunicação para banda larga, soluções de mobilidade corporativa e segurança pública até vídeo de alta definição e aparelhos móveis, a Motorola lidera a próxima geração de inovações que permitem que pessoas, empresas e governos estejam sempre conectados. A companhia obteve vendas de US$ 30,1 bilhões em 2008. Para mais informações, visite www.motorola.com.br.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.