Moto Dicas – Como enfrentar o inverno andando de moto?

Chuva….

O frio está de volta e andar de moto pode tornar-se bastante desconfortável e por isso muitos preferem esperar pela Primavera para voltar à estrada. Descubra o que é necessário para enfrentar o Inverno neste artigo.

Motivação

Geralmente no Outono e no Inverno as pessoas passam a usar mais o seu automóvel ao invés de usar os transportes públicos. Isso faz com que no geral as filas de trânsito sejam muito maiores e seja mais difícil encontrar estacionamento. Provavelmente é das melhores alturas para usar a moto como forma de poupar tempo!

O que é essencial é ter o equipamento necessário e adaptar um estilo de condução mais preventivo. Uma vez quente, isolado da chuva e com uma boa visibilidade vencer esta estação é mais acessível.

Equipamento para o Motociclista

Apesar de poder vir a ser um investimento considerável é essencial ter um bom equipamento, seja em que altura do ano for. Tenha em especial atenção o conforto, durabilidade, proteção contra impactos, aquecimento e claro a resistência à passagem de água.

Luvas

 

Inverno chagando….

Um bom par de luvas que mantenham as mãos quentes e secas é uma prioridade. As mãos estão muito susceptíveis ao vento frio e mantê-las quentes é garantir um bom controlo e resposta na condução da moto.

Segundo a Motorcycle Monthly eis as 5 melhores luvas para Inverno:

  • Dainese Jerico
  • Alpinestars WR-3 Gore-Tex
  • Wolf Winter 1100 Glove
  • Weise Oslo
  • Hein Gericke Touring Classic

Botas

Para chegar ao trabalho com os pés quentes e secos é necessário um bom par de botas.
O MCN classificou como os cinco melhores par de botas para Inverno as seguintes:
  • Alpinestars Web Gore-Tex
  • Daytona Roadstar GTX
  • Sidi Vertigo Gore-Tex
  • Oxford Sport Bone Dry
  • Frank Thomas Classic

Casaco/Calças/Fato Completo à prova de água

Podendo optar por peças separadas ou fato completo, em conjunto com um par de botas impermeáveis e luvas impermeáveis poder-se-á manter completamente seco.
O material que os melhores produtos exibem é o Gore-Tex. Este é uma membrana porosa feita com o mesmo constituinte químico do Teflon completamente à prova de água e ao mesmo tempo respirável.

Capacete

O aspecto mais importante a nível de capacete é a visibilidade. A tendência para a viseira embaciar com o frio ou o acumular de gotículas de água na parte de fora afectam bastante a visibilidade. Leia este artigo para mais informação sobre visibilidade e o seguinte sobre o sistema Pinlock.

Proteção do Pescoço

Essencial para manter o pescoço quente, especialmente na zona não abrangida pelo casaco e capacete. É importante adquirir uma protecção que encaixe bem de forma a entrar um pouco para dentro do casaco e assegure-se que não bloqueia o movimento da cabeça nem prejudica em caso de acidente.
Poderá também ter em conta a aquisição de uma balaclava.

Roupas térmicas

Uma camisola térmica de qualidade será certamente mais eficaz e confortável do que várias camadas de roupa normal. Tenha em consideração aquelas que possuem uma gola que abrigue igualmente o pescoço. Uma boa camisola térmica deve ser apesar de isoladora do frio respirável para a pele.

Mochila

Se pretender transportar os seus pertences de forma seca e confortável opte  por uma das mochilas desenhadas especialmente para motociclistas. As mesmas foram pensadas para  as condições extremas a que estão sujeitas como chuva e frio intensos e elevada força do ar quando em alta velocidade. Seguem alguns exemplos:
  • Kriega R25
  • Ogio No Drag
  • Knox Six Pack

Equipamento Para a Moto

Alguns acessórios podem tornar as suas viagens bem mais confortáveis.  Ao mesmo tempo alguns cuidados de manutenção também são convenientes.

Viseira

Uma viseira mais elevada ou de dupla bolha ajuda a desviar o ar frio.

 

Punhos Aquecidos/Protecção de Mãos

Em conjunto com um bom par de luvas a protecção de mãos desvia o ar frio e revela-se bastante eficaz. Punhos aquecidos é um acessório que faz toda a diferença.

Pneus de Qualidade e Escolhidos Correctamente

Uma estrada molhada é um grande teste à qualidade dos pneus, e geralmente é uma surpresa desagradável. Quanto mais aderência se conseguir, melhor. Por isso aposte na qualidade e faça uma boa escolha no que diz respeito às características dos pneus. Um pneu Sport geralmente necessita de algum tempo até aquecer e produzir o máximo de aderência. Mais aconselhável seria um que disperse bem a água e que tenha um mais rápido aquecimento.

Protecção da Moto

Se a sua moto é refrigerada a água verifique se contém no radiador liquido de refrigeração anti-congelamento e não água. Tenha cuidados redobrados com a corrente para compensar o desgaste a que está sujeita. Leia sobre a manutenção da corrente de uma moto.

Condução

Ainda que bem protegido o melhor é sempre não dar uso ao equipamento. É importante não esquecer que a aderência não é a mesma em condições de chuva e frio e que por isso mesmo a distância de paragem aumenta sempre, bem como a dificuldade em curvar.

Saiba mais sobre como conduzir à chuva.

E ficam por aqui as dicas para enfrentar o Inverno. Aguardamos outras sugestões ou experiências pessoais para tornar o artigo mais completo!
Agora não há desculpa para não tirar a moto da garagem!Votos de segurança na estrada,A equipa MotoDicas

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.