DESTAQUES Motociclismo Redescobrindo o Nordeste de Moto 

Morro do Pai Inacio e Pousada Ecológica em Andaraí (BA)

29/07/2014 Chegando no Morro do Pai Inácio / Pousada do Pai Inácio – Chapada Diamantina

A pousada do Pai Inácio fica em frente ao Morro e também ao lindo vale. Coisa que eu nunca tinha visto na vida. Cada dia ficava mais surpreso com as paisagens por onde estávamos passando. Fernanda sempre aproveitava para fazer todos os registros.

Nos hospedamos na pousada, descansamos e depois fomos jantar. O clima estava bem frio, para nós que somos de Fortaleza. Na pousada não tem sinal das operados de celular que possuíamos e nem internet. Então, depois de muitos anos, fomos usar um “orelhão”. Olhei para ele, ele olhou para mim, e fiquei tentando me lembrar de como usar. Após ultrapassar essa dificuldade consegui fazer uma ligação a cobrar para o Professor, meu pai, para darmos notícias de onde estávamos e pedir algumas opiniões de roteiro. Aproveitei e pedi para ele ligar para minha mãe para dar notícias minhas, pois como falei, lá não tinha como ligar do meu celular e também na minha mãe não rebebe telefonema a cobrar. Da mesma forma a Fernanda pediu para meu pai ligar para mãe e pai dela para falar que estava tudo bem com a gente (quando chegamos de viagem soubemos que a mãe dela ao receber a ligação do meu pai chorou pensando que tinha acontecido alguma coisa com a gente, mas logo em seguida era um recado de que estávamos bem). Após essas obrigações fomos dormir para acordar cedo e irmos para Andaraí.

30/07/2014 – do Morro do Pai Inácio a Pousada Ecológica em Andaraí

Fui o primeiro a acorda curioso para ver a paisagem cedo. Fui a frente da pousada e o Morro do Pai Inácio estava coberto por nuvens, assim como todo o vale à frente da pousada. O vento era frio e quando a Fernanda saiu quase trinca!! Aproveitamos para tirar umas fotos para registrar o local que é muito bonito. O recepcionista da pousada tinha nos informado que havia uma estrada de chão batido subindo o Morro até aproximadamente a metade. Onde poderia deixar a moto e seguirmos a pé até ao topo que tinha uma visão mais linda ainda. No entanto como eu estava só com a Fernanda, sem nenhum outro parceiro fiquei receoso, pois não sabia com certeza como era essa estrada e nem a distancia que teria que percorrer a pé ate o alto do Morro. Resolvemos abortar esse passeio e tirar fotos só de baixo mesmo deixando para outra oportunidade essa aventura.

Tomamos café, arrumei a bagagem na moto, nos arrumamos também e fomos para frente da pousada fazer uma cessão de fotos com nossa parceira de viagem. Fizemos os registros e fomos em direção a Andaraí por volta das 10:45. Por aconselhamentos de amigos resolvemos não nos hospedar na cidade de Lençóis. Falarão que a cidade de Lençóis, como um ponto turístico muito forte, tinha preços bastante elevados, tanto na hospedagem como na alimentação. Por isso resolvemos ir para Andaraí a cerca de 110 KM de Lençóis.

Na entrada de Lençóis paramos para registrar nossa chegada à Chapada Diamantina junto a uma placa de sinalização. Após seguimos viagem para Andaraí, onde íamos nos hospedar na Pousada Ecológica, fora da cidade. Chegamos em Andaraí por volta das 15 horas, onde pedimos informação ao frentista onde se localizava essa pousada e em seguida seguimos para lá.

A pousada é bem estruturada com ótimos quartos, ótima alimentação e atendimento. No começo tivemos um pouco de dificuldade para arrumar um quarto, pois todos estavam reservados para estudantes de Feira de Santana que iriam passar o mesmo período que nós na pousada. Mas após procurar o Sr. Malhado, guia da região, deu tudo certo e conseguimos nos hospedar.

A pousada fica localizada a beira do rio Andaraí onde seu restaurante fica na frente do rio. O rio é formado em seu leito por  muitas pedras e com águas escuras. Não estava cheio devido a época que não era de chuva. As águas dos rios da Chapada são escuras devido a uma substancia que as escurece e não é aconselhada para o consumo para as pessoas que não são da região. Pois devido a essa composição muitas pessoas após ingerir podem sentir dores de barriga e funcionar como laxante. Então resolvemos não fazer esse teste.

Após uma conversa com o Malhado alugamos um carro com motorista da região para fazermos um turismo na chapada, pois os locais são de difícil acesso e para quem não tem pratica de andar em estrada de terra não é bom arriscar.

Aleksander Soares

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.