MojoPac cria o PC virtual

Os usuários preocupados em acessar informações particulares em computadores públicos já podem contar com uma nova maneira de se proteger: drives de armazenamento com um programa instalado que permite ao usuário utilizar qualquer computador sem deixar rastros.

Um novo programa de computador conhecido como MojoPac pode transformar a maioria dos dispositivos de armazenamento em flash, disco rígido ou iPod em computadores “virtuais” capazes de executar a maior parte dos programas que funcionam no Windows XP.

Para funcionar, o dispositivo usa os recursos do computador hospedeiro –incluindo energia, o Windows XP e drives de DVD. E consegue ainda manter sua independência de máquina para máquina.

Esta independência permite aos usuários utilizar computadores públicos sem deixar vestígios do que realizaram durante a sessão em que acessaram dados no computador. Os computadores geralmente registram as atividades mesmo que fiquem ou que sejam desligados muito tempo depois.

Não é possível comprar um dispositivo com o programa embutido. O usuário deve criá-lo fazendo o download do programa (gratuito) num drive de computador, como os pen drives que armazenam dados em flash. Também é possível usar iPods, alguns outros players digitais e hard drives externos.

Uma vez que o MojoPac estiver instalado, os usuários devem acrescentar seus próprios programas –da mesma forma como fariam num computador normal que usasse Windows XP. A desenvolvedora do MojoPac, a RingCube Technologies, afirma que há muitos programas compatíveis, como o Microsoft Office, Adobe Photoshop e outros programas gratuitos. Outras empresas trabalham em tecnologia similar.

O MojoPac está disponível gratuitamente no site da empresa,

Por enquanto o programa funciona somente com o Windows XP, mas a empresa planeja lançar uma versão que seja compatível entre XP e Vista.

Não há planos para desenvolver MojoPacs para plataforma Mac ou sistema operacional Linux, afirmou a empresa.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.