Intel inaugura fábrica de chips na China do tamanho de 23 campos de futebol #tecnologia

Nova fábrica na ChinaA Intel anunciou a abertura de uma fábrica de chips na Ásia nesta terça-feira, em Dalian, na China. A fábrica de chips de 2,5 bilhões dólares está produzindo chips em chipsets de 12 polegadas (300 milímetros) wafers de silício, principalmente para ser usado em computadores desktop, laptops e servidores, disse a Intel. A fábrica já está em plena operação. O espaço dentro da fábrica é imenso e equivale a aproximadamente o tamanho de 23 campos de futebol, disse a Intel.

Quando foi anunciado em 2007, o projeto da fábrica causou preocupação pois, produzir chips avançados na China, onde a propriedade intelectual e as preocupações com a defesa nacional são inconstantes, era avaliado como um grande risco. Para que fosse concretizada o governo dos EUA teve que dar o aval principalmente sobre as tecnologias relacionadas às políticas de defesa americanas. A análise de Washington visava garantir a segurança das tecnologias avançadas e o risco que representaria, se caíssem nas mãos de países que poderiam utilizá-las para a fabricação de armas.

A fábrica da Intel em Dalian é o primeiro projeto completamente novo desde 1992. Novas fábricas estão fora dos planos da Intel para os próximos anos em razão do grande investimento necessário em infraestrutura e em serviços de apoio à produção. A fábrica está usando a tecnologia de produção de 65 nanômetros. Usando a tecnologia de 65nm, a Intel pode gravar transistores em chips que são 1.400 vezes mais finos que um cabelo humano. Um nanômetro é um bilionésimo de um metro, aproximadamente do tamanho de alguns átomos combinados.

Contudo, o acordo com o governo dos EUA proíbe a Intel de utilizar a sua mais recente tecnologia de produção na China que seria a tecnologia em 22nm.  A nova fábrica de Dalian aumentará o investimento da Intel na China para US$ 4,7 bilhões, disse a empresa. Além da nova fábrica, a Intel também tem um grande centro de testes de chip e instalação em Chengdu, bem como centros de pesquisa e desenvolvimento em Pequim, Xangai e no resto da China.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.