Inmetro inaugura Laboratório Móvel

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, inaugura nesta sexta-feira, dia 25, às 10 h, o Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital, no Campus do Instituto em Xerém. A unidade móvel será usada para medir a qualidade do sinal de novas tecnologias como TV Digital, Rádio Digital, 3G e WiMax (tecnologia de acesso sem fio à Internet em banda larga) em todo o Brasil.

O início dos testes está marcado para a primeira semana de outubro, quando o laboratório – que funciona numa van ¬- seguirá em direção a São Paulo para avaliar a qualidade do sinal de rádio digital. Em seguida, ela partirá para Brasília e Belo Horizonte, em Minas Gerais. No projeto, em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e a Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foram investidos R$ 500 mil.

Oito pesquisadores do Inmetro se revezarão nos testes. A partir dos dados coletados em campo poderão ser adotas medidas para melhorar a recepção dos sinais nas cidades onde forem constatadas deficiências. O Inmetro atuará, nesta primeira fase, em parceria com o Ministério das Telecomunicações e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A estrutura do laboratório móvel conta com três analisadores de espectro de sinal, um mastro telescópico de 13 metros, equipamento de TV de alta definição, aparelho de drive test, gerador e ar condicionado.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.