Ilhabela Tem Acesso Gratuito E Sem Fio À Internet

Ilhabela passa a oferecer, desdo o dia 24/01,acesso Wi-Fi gratuito na Vila, centro histórico, em um projeto que será expandido para toda a região, que compreende o trecho entre a Balsa e a Vila, até o segundo semestre de 2008.

O investimento foi de apenas 2 Mil Reais. A cobertura do sinal Wi-Fi foi testada e cobre um raio de, aproximadamente, 400 metros, ou seja, toda a rua Dr. Carvalho – a beira mar -, e a rua São Benedito (Rua do Meio), que compreende do Píer da Vila até o recém construído Centro de Saúde. O sinal disponibiliza acesso a notebook’s e celulares com dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Segundo o prefeito da cidade, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a implantação deste sistema beneficiará diretamente o comércio local, “além de ser mais um serviço disponibilizado para as agências de turismo que atuam no receptivo de navios de cruzeiro, que só este ano estarão recebendo mais de 200 mil turistas”.

O comerciante Esdra Costa, 39, é um dos mais satisfeitos com o serviço implantado. Proprietário de uma loja de conveniência com cyber café, Costa relata a quantidade de turistas com computadores portáteis que vão até seu estabelecimento solicitar o serviço Wi-Fi. “A internet sem fio não prejudica o meu negócio, muito pelo contrário, incentiva a inclusão digital fazendo com que o uso dos computadores se torne mais rotineiro a cada dia”, finalizou Esdra.

Logo após a instalação, a equipe do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura de Ilhabela realizou testes onde pode ser verificada a eficiência e a qualidade do sinal disponibilizado.

Segundo o diretor da equipe, Carlos José dos Santos, a conexão apresenta alta capacidade de uso e muita estabilidade. “O sinal varia entre 3 e 5 mega bytes por segundo, além de ser estável e, o mais importante, gratuito”.

De acordo com Santos, diariamente 512 Kbit são destinado para o acesso público e, nos finais de semana, com a Secretaria da Cultura fechada, o link completo fica disponível para uso do público em geral.

Diferentes de outras cidades, que apresentam alguns pontos de acesso, em Ilhabela as principais ruas e a principal praça do centro da cidade – da Bandeira – possuem o acesso Wi-Fi em sua totalidade.

A partir da próxima semana, a Prefeitura estará instalando placas que indicam que o local possui o sinal de internet sem fio.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.