DESTAQUES Motoclubes 

Iguatu Moto Grupo realiza ação de educação de trânsito em Iguatu

Por Jan Messias

DSC_0009

Na noite desta sexta-feira, 05, o Iguatu Moto Grupo, promoveu o 1º Rolê Educativo do Iguatu Moto Grupo, uma ação visando colaborar para um trânsito mais responsável e com menos acidentes nesse carnaval. Ao todo 22 motos participaram da ação que envolveu cerca de 37 pessoas, incluindo a equipe do Demutran de Iguatu que deu apoio durante todo o percurso. O grupo, pilotando em formação, percorreu os principais bares da cidade distribuindo panfletos com orientações sobre os riscos de beber e dirigir. A cada parada o grupo inteiro estacionava suas motos e com um megafone outras orientações eram dadas com o uso de um megafone.

Unidos por uma boa causa
Unidos por uma boa causa

A saída foi da Praça Caixias, por volta das 20:30, passando pela Praça Matriz, Praça da Criança, Avenida Perimetral, Rua Estados Unidos, Rua José de Alencar e terminando na saída da Universidade. Por Jan Messias – 6 de fevereiro de 2016 Membros do grupo posam para foto com os fiscais do Demutran que ajudaram na ação.

DSC_0050

O Iguatu Moto Grupo é formado por jovens motociclistas, com motos de diferentes cilindradas. Durante entrega dos panfletos a reação das pessoas era de incentivo à iniciativa. O produtor cultural Marcos Salmo aprovou a ideia, considerando importante para um trânsito com menos mortes. ” A gente sabe que no carnaval muita gente acaba se confiando e se arriscando na estrada. Tem que ter ações assim para as pessoas terem consciência dos perigos de dirigir alcoolizado”, afirma.

motos1
Foram 22 motos e cerca de 32 pessoas

A ideia de fazer a ação educativa surgiu nas conversas do grupo do WhatsApp quando Jan Messias, coordenador de jornalismo da MaisFM, convidou os integrantes a participar da Blitz de Carnaval da MaisFM Educativa.

O objetivo era reunir mais pessoas na ação. Das conversas se decidiu por fazer um momento voltado para segurança e educação no trânsito, com jovens levando a mensagem de um trânsito mais seguro no carnaval. Os membros do grupo logo se mostraram animados com o trabalho cidadão. Allan Batista, membro do Iguatu Motogrupo, se mostrou muito feliz com a ideia. “Uma ação dessas é boa até para a gente, que vai ter mais firme na cabeça que não pode beber e dirigir depois. É bom porque a gente amadurece como pessoas e como grupo, levando uma mensagem positiva para outras pessoas”, completa. Kayo Guedes, também membro do grupo, espera que mais ações assim sejam desenvolvidas para integrar mais o grupo e também ter o papel social de contribuir com um trânsito melhor. “A gente quer que mais ações assim aconteçam, porque a gente se sente prestando um serviço para a comunidade”, afirma.

Parcerias para fazer

IMG-20160205-WA0048
O Iguatu Moto Grupo – Selfie com parte do grupo que esteve presente na ação.
Logo Iguatu Moto Fest
Patrocinado

Panfleto com informações educativas que foi entregue nos principais bares da cidade pelos membros do grupo durante o role educativo Após o surgimento da ideia o grupo foi em busca de apoio para que a ação fosse mais completa. Além do apoio da MaisFM Educativa o grupo contou com o portal Você e Sua Moto e com a Stampmix, que patrocinaram os cartazes. A Prefeitura de Iguatu, por meio do Demutran, deram apoio logístico durante toda operação, disponibilizando um carro para ajudar na ação. O prefeito Aderilo Alcântara lembrou da importância de ações dessa natureza. “Olha, a gente sabe que no carnaval as pessoas costumam exagerar e uma ação dessas vai conscientizar muita gente, principalmente muitos jovens”, afirma. Adelmo Melo, secretário de trânsito, gostou da ideia e se mostrou favorável à ideia desde o início, se prontificando a ajudar na ação. Por motivo de viagem ele não pode estar presente, mas lembrou que no próximo quer participar.

A ideia é seguir com mais ações educativas direcionadas à juventude em Iguatu. Formado por jovens motociclistas, apaixonado por motos, o Iguatu Motogrupo tem em sua composição motos de baixa, média e alta cilindrada, levando o lema de que não importa a potência da marca, mas o espírito solidário e motociclista dos integrantes. O grupo tem buscado sempre amadurecer e se unir para realizar ações sociais e educativas. Os encontros são às sextas-feiras, a partir das 19 horas, na Praça Caxias, onde o grupo se reúne para conversas e planos de viagens. Para ser membro do grupo é preciso ser maior de idade e habilitado, além disso é importante o respeito no trânsito, sendo desaprovadas condutas arriscadas ou infratoras.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.