DESTAQUES Mercado 

Estudo afirma que pilotar moto aumenta a inteligência

images (6)É o que afirma pesquisa de cientistas japoneses da Universidade de Tóquio com dois grupos: um, com pilotos que apresentaram, em comparação com o outro grupo, uma melhoria dos níveis cognitivos depois de conduzirem diariamente as suas motocicletas num período de apenas dois meses.

Os cientistas descobriram que a atenção e concentração extra necessária para pilotar aumentaram os níveis das funções cognitivas, ou seja, conduzir uma moto parece simples, mas é um desafio cerebral que envolve todos os sentidos. Enquanto um motorista se ‘deixa’ transportar num carro, um piloto – no mesmo trajeto – tem suas funções cerebrais colocadas em um estado diferenciado de consciência.

PANFLETO-FINAL-10-X-14CM-780x1024Na pesquisa, um grupo foi formado por pilotos com idade média de 45 anos e que anda de forma regular e o outro por ex-motociclistas que já foram condutores regulares, mas que não andavam de moto há dez anos ou mais. Eles percorreram oito roteiros diferentes em circunstâncias adversas, incluindo uma série de curvas, estradas mal conservadas, montanhas íngremes e uma variedade de outros desafios, tudo devidamente monitorado.

Ao final, os pesquisadores constataram que os dois grupos usaram o cérebro de forma radicalmente diferente: os pilotos acionaram segmentos específicos dos seus cérebros (hemisfério direito do lobo pré-frontal), demonstrando um nível maior de concentração,atenção, agilidade mental e rapidez nos processos de tomadas de decisão em comparação com o outro grupo. Assim, os pilotos regulares tem um cérebro mais ativo, alerta e inteligente!

Um benefício adicional e importante também identificado na pesquisa foi que todos os pilotos tiveram os seus níveis de stress diminuídos, o estado mental melhorado e experimentaram sentimentos de bem-estar duradouros ao conduzirem suas motos com regularidade.

Portanto, pilotar faz um bem enorme, ainda mais se o condutor estiver devidamente equipado com os EPI´s (equipamentos de proteção individual) e assumir uma direção defensiva.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.