Customização de motos: Uma 883 da pesada!

Customização de motos: Uma 883 da pesada!
Um projeto interessante que gostei de usar.
Um projeto interessante que gostei de usar.

Customização é uma palavra que gera várias definições. Algumas delas meio que erradas. Na realidade a palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de uma pessoa. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente e significa transformar uma peça a fim de deixá-la nova e única.

Colocar acessórios comuns na moto não é uma customização no conceito puro. São pequenas personalizações onde você pode estar na rua numa moto e ver outra  rodando com os mesmos acessórios, o que é frustrante. Bobber, choppers ou clássicas, não importa. O que interessa é que ela seja à sua cara ou pelo menos diferente de todas.

Uma bobber é uma moto custom que normalmente teve o pára-lama dianteiro removido, o para-lama  traseiro  “cortado” (feito menor), e todas as partes supérfluas removidas para reduzir o peso.

Choppers ou helicópteros tem desenho e construção específicas.
Choppers ou helicópteros tem desenho e construção específicas.

Outro esclarecimento importante é quanto às choppers (helicópteros em português). Uma chopper é um tipo de motocicleta que pode ser modificada a partir de um design da motocicleta original ou construída a partir do zero para ter uma aparência única artesanal. Alguns dos traços característicos das choppers são os alongados ou esticados frames, frente longa que termina com garfos longos, muitas vezes juntamente com um maior ângulo de inclinação, quadros hardtail (quadros sem suspensão traseira), maior do que as rodas dianteiras,  “cabide de macaco” muito alto ou muito curto para “arrastar”. O “sissy bar”, um conjunto de tubos que ligam o pára-lama traseiro com o quadro, e que muitas vezes são estendidos a vários metros de altura, é um recurso que caracteriza a assinatura de várias choppers.

Choppers são tipicamente peladas, pois muitas peças foram modificadas para serem menores, ou removidas completamente. Geralmente é removido o para-choque dianteiro, piscas, um ou mais espelhos, velocímetros e indicadores, partida elétrica, baterias e outras partes.

Para entender o que seria um projeto de customização é importante atentar para alguns pontos imprescindíveis. O primeiro deles é a personalidade do dono da moto. Isso diz tudo, pois saberemos se a moto terá muitos ou poucos cromados, se será mais fosca ou monocromática, mais chopper ou mais bobber, ou ainda se será uma clássica.

Outro dado importante é o peso tanto do proprietário quanto da moto. Customização que aumenta o peso da moto absurdamente acaba prejudicando não apenas o desempenho, mas a vida útil do equipamento tornando muito cara a sua manutenção.

Bobber são motos que tem seu peso aliviado.
Bobber são motos que tem seu peso aliviado.

A customização começa com um desenho. Nesse desenho, aprovado antes pelo cliente, é que será a guia de todo os trabalho. Outro dado importante e pouco observado é se a moto será usada para viagens. A autonomia deverá ser proporcional ao conforto. Motos de banco duro devem abastecer a cada 150 km no máximo. Da mesma forma as custom choppers conhecidas como “seca-suvaco” também devem ter a mesma autonomia. Motos que rodarão apenas na cidade e são apenas para exibição não precisam de grande autonomia e ai o tanque pode ser bem menor. A suspensão é outro item a ser considerado, principalmente em nosso Brasil que é carregado de quebra-molas e tartarugas de todos os tamanhos.

É importante separar o que é customização de moto por encomenda. A moto por encomenda é totalmente feita, com exceção do motor. O chassi é construído do zero e não aproveitado como acontece com a maioria das customizações. Portanto, se vai encomendar uma moto toda nova, lembre-se de verificar o chassi e qualidade do trabalho na formação dos ângulos de rake, pescoço e as soldas.

IMPERDÍVEL!!!!!!
IMPERDÍVEL!!!!!!

Ângulo de rake ou ângulo de rícino  representa o deslocamento angular do eixo vertical da suspensão  da roda em uma moto ou de qualquer outro veículo, medida na direção longitudinal.  Pilotos de carro, por vezes, ajustam o ângulo de caster para otimizar as características de pilotagem do veículo em situações de condução personalizada ou mais esportiva. O mesmo vale para motos e é isso que vai definir se ela será melhor para curvas ou para andar em retas.

Eu pude testar um exemplo interessante de um projeto de customização do qual gostei bastante do resultado final.  É um trabalho onde uma Harley-Davidson 2010 Sportster 883 foi transformada em uma bobber.

Veja os detalhes da transformação. No Ceará, a Custom & Race pode desenvolver projetos personalizados e customizados.

O antes e o depois.
O antes e o depois.

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Luis Sucupira

Editor-Chefe do Portal Você e Sua Moto é Jornalista, escritor, (Casa Amarela – UFC) diretor e roteirista de cinema, tv e vídeo. Colunista de sites Motonline, Motonauta, revista Motoboy Magazine, Pro-Moto.Autor do livro GUIA DO MOTOCICLISTA PRINCIPIANTE (Ed. NovaTerra - RJ - 2014). Organizador e idealizador dos eventos Iguatu Moto Week, Ubajara Indoor, Eusébio Moto Fest. Um apaixonado por motos, história! Motociclista há 36 anos.

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