DESTAQUES Motociclismo 

CUIDADO ao transportar crianças na garupa da moto

Por Mariana Czerwonka.

Menores na moto
Por ser menor e mais frágil, todo cuidado é pouco

É comum ver, especialmente durante no período escolar, pais transportando crianças em motocicletas. É uma prática que é permitida desde que sejam seguidas as regras e medidas de segurança necessárias. Entre as perguntas mais comuns sobre o assunto, duas se destacam: há uma idade mínima para a criança ser transportada e quais são os requisitos para transportá-la?

Pilotar carregando um passageiro exige muito mais responsabilidade, habilidade e experiência. Transportar crianças requer atenção em dobro, além disso, o transporte de menores de sete anos em motos é proibido por lei. Crianças abaixo desta idade não têm os reflexos e a habilidade necessária para se proteger numa eventualidade.

Por ser menor e mais frágil, todo cuidado é pouco. As crianças devem usar capacete, de acordo com a idade e tamanho. Embora não seja obrigatório, é aconselhável usar outros equipamentos de segurança como luvas, joelheira e cotoveleira, e ainda casaco para proteger a pele em caso de queda ou acidente e calçado adequado.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, no Brasil morrem por dia seis crianças de até 14 anos em acidentes de trânsito. Além disso, de acordo com dados da Seguradora Líder DPVAT, em 2015, foram pagas 122 indenizações por morte de crianças entre 0 e 7 anos em acidentes com moto. Para invalidez permanente, foram 3.320 pagamentos para a mesma faixa etária nessa categoria de veículo.

Por ainda estar em fase de desenvolvimento, um menor sofre um acidente com mais severidade do que um adulto porque a sua estrutura óssea e órgãos internos ainda não estão totalmente desenvolvidos. “A boa notícia é que com atitudes de prevenção, 90% dessas tragédias podem ser evitadas”, explica Eliane Pietsak, especialista em trânsito. De acordo com Pietsak, o respeito à lei e algumas mudanças no comportamento podem reduzir drasticamente esses números.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.