Cuba lança o "Nova" SO baseado no Linux

Cuba lançou esta semana sua variante do sistema operacional de fonte aberta Linux descartando a opção de utilização do Windows. O sistema chama-se “Nova” e segundo as autoridades comunistas da ilha o Windows é pouco confiável.

Além deste motivo as autoridades afirmam que o sistema operacional da Microsoft só opera na ilha em cópias piratas e não pode ser adquirido por conta do embargo. O software norte-americano representa uma ameaça à segurança de dados da ilha tendo em vista que os fabricantes abrem seus sistemas de codificação às agências de segurança do “inimigo”.

“Trata-se de um tema muito importante para que obtenhamos maior controle sobre o processo informático”, disse Ramiro Valdés, ministro da Informática e presidente de comissão para a migração ao software livre.

O Nova foi apresentado esta semana em Havana durante a conferência internacional Informática 2009, realizada sob o tema “novas tecnologias, desenvolvimento e soberania.” Atualmente, disse Rodríguez, cerca de 80% das redes e 20% dos terminais da ilha são acionados pelo Linux.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.