Conheça o spray de DNA contra ladrões: "Você rouba, mas você está marcado".

 

"Você rouba, mas você está marcado".

 

Quando o McDonald’s foi assaltado, em Rotterdam, na Holanda, seus dirigentes decidiram que precisavam de um novo sistema de segurança. Assim instalaram um sistema que funciona através de um spray impregnado com DNA sintético que cola em qualquer pessoa, inclusive criminosos. O tal spray permite que os policiais possam identificar os prováveis suspeitos, em caso de roubo.

A substância, visível apenas sob a luz ultravioleta, carrega marcadores de DNA exclusivos. Ou seja: o McDonalds da rua ‘A’ tem DNA diferente do da rua ‘B’ e assim por diante. Tal ideia permite que o criminoso seja identificado e já linkado com o endereço onde ele esteve. Para desestimular os criminosos o McDonalds colocou um cartaz na porta da frente onde avisa em destaque aos ladrões em potencial sobre a existência do spray. A frase é bem direta e criativa:  “você rouba, você está Marcado”.

A polícia ainda não fez nenhuma prisão por conta do spray de DNA, que foi desenvolvido na Inglaterra por dois irmãos, um policial e outro um químico. Mas só o aviso da sua presença já fez baixar as taxas de criminalidade.

Outras aplicações


 

O novo spray de DNA

 

O spray, devido ao seu grande sucesso, já está sendo utilizado para proteger outras coisas. Cerca de 4.000 computadores na Universidade Erasmus foram marcados com o spray. O Creative Factory, um antigo edifício industrial localizado na extremidade do porto de Rotterdam, que hoje abriga inovadoras empresas start-up,  também começou a usar o spray depois que os computadores e outros equipamentos eletrônicos foram roubados.

Até joalherias adotaram o novo spray de DNA. Uma delas é  joalheiros Gulnar que nos últimos três anos vinha vendo a onda de roubos crescerem e depois do spray ela praticamente acabou. Parte do sucesso, dizem, deve-se ao circuito fechado de televisão que foi instalado ao longo da rua e a outra parte ao sistema de pulverização de DNA instalado em sua loja.

Resta saber quando a novidade chega no Brasil e se o Congresso Nacional vai adotar estes sprays no plenário para deputados faltosos.

Postagens Relacionadas

0 Thoughts to “Conheça o spray de DNA contra ladrões: "Você rouba, mas você está marcado".”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Decio Adams Junior and Luis Sucupira, Luis Sucupira. Luis Sucupira said: Conheça o spray de DNA contra ladrões: "Você rouba, mas você está marcado".: http://wp.me/p15E0l-eh […]

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.