DESTAQUES Eventos & Feiras 

Como montar seu evento: Os tipos de eventos. Escolha o que cabe no seu bolso.

Motociclismo Responsável
Motociclismo Responsável

Os novatos no motoclubismo tendem a buscar algumas pessoas que acreditam que podem ajuda-los a montar seu motoclube e a elaborar seu evento de confraternização e aniversário de forma mais segura a custos razoáveis. Muito cuidado com isso.

É importante saber as categorias de eventos para não se meter numa fria e acabar com um grande prejuízo e onde rola contas a pagar amizades costumam serem perdidas.

Vamos a eles:

1 – Café-da-manhã: Os cafés ou lanches são ótimos para iniciar o contato com motoclubes de outras cidades e assim tornar a sua cidade e seu motoclube mais conhecido. Não tente reinventar a roda. Aposte no tradicional e não em café-da-manhã de hotel que são muito caros e não agradam a todos. Você pode colocar uma banda ou usar um som mecânico. Fuja das camisas neste tipo de evento. É só prejuízo. Um bottom será melhor aproveitado como lembrança e deverá ficar no colete do motociclista se fizer um bem bacana.

2 – Aniversário do Motoclube: Normalmente é uma festa de um dia e pode ter ou não hospedagem. Pode ser um churrasco ou uma feijoada apenas com uma banda. Aqui vai precisar de troféu ou um souvenir. Fique atento aos gastos.

Imagem143 – Moto encontro: Os moto-encontros tendem a durar um fim-de-semana e normalmente vai precisar de camping, 0800 e pelo menos uma banda combinada com som mecânico. Neste caso o seu orçamento é que vai determinar como será feito e até onde poderá ir.

4 – Moto Fest: São eventos bem maiores e requerem receptivo, troféus, 0800, pelo menos duas bandas e uma boa atração. Podem ser realizados em clubes, sítios ou em praças. Requerem mais gastos e uma infraestrutura bem mais complexa. Necessita de um projeto bem cuidadoso para não se enrolar com custos. Além disso, terá que ter uma boa equipe e parcerias com outros motoclubes da cidade.

5 – Moto Show: São eventos de exibição e exigem atrações como globos da morte, wheeling, barracas para motoclubes, lojas e barracas de bebidas. São bastante semelhantes aos motofests.

6 – Moto Week: ou SEMANA DA MOTO. São megaeventos e dão muito trabalho. Exigem uma grande equipe e um projeto claramente definido no modelo células de ação. Precisam começar na segunda e terminar no domingo até o meio-dia. Normalmente eles possuem células de ação social, educação para o trânsito, shows, festivais, exposições, lojas, gastronomia, troféus, camisas, receptivos, central de inscrições e acontecem de forma aberta ao público. São eventos caros e que precisam de apoios importantes dos governos locais. Estes tipos de eventos movimentam a cidade e, se não forem assim, tendem a ter tímidos resultados o que prejudicará renovar com patrocinadores para o ano seguinte. Portanto, muito cuidado quando decidir optar por este modelo.

6 – Indoors: São eventos fechados realizados em hotéis, com foco no mototurismo, para um público pequeno de pessoas e estão condicionados a quantidade de apartamentos e ao tipo de equipamentos que o hotel oferece. Você pode fechar pacote com pensão completa e meia-pensão. Muito cuidado se decidir abrir para aqueles que não estão hospedados no hotel. Querem as mesmas vantagens dos que pagaram pelo pacote, mas estando hospedados em outros hotéis. Veja como equalizar isso sem gerar grandes conflitos.

Cuidado com os ‘pitaqueiros’ de plantão. A maioria tem sempre uma receita de evento infalível e ‘no preço’ que na realidade estão mais para cantos de sereia do que para um evento de contas pagas no final.

Uma outra dica importante é tomar cuidado para não exagerar na divulgação e trazer mais gente que a rede hoteleira da cidade comporta. Procure saber quantos leitos existem antes de montar a carga de divulgação. Em 1947 nos EUA na cidade de Hollister aconteceu algo semelhante e a cidade virou um inferno com pessoas dormindo nas ruas e faltando tudo, até água. Fuja disso.

Bom evento!

Apoiadores: Neto Lubrificantes e Garanhões do Asfalto MG.

Confira a nossa série que dá dicas de como montar seu evento motoclubista. Bom evento! Se quiser falar conosco envie e-mail para voceesuamoto@gmail.com ou wsap 85999398956.

logo_onlineO Você e Sua Moto produziu três edições do Iguatu Moto Fest e uma edição do Iguatu Moto Week – o maior evento motoclubista do Ceará. Na lista existem os motoindoor de Quixadá (em parceria com Motosnet)  e Ubajara; a série de eventos experimentais The Eagle Bike Show, Eusébio Moto Fest 2015, Iguatemi Biker for Like, Outbikers Off Outlet, Várzea Alegre Moto Fest dentre outros voltados para o mototurismo e eventos de ações sociais. Nossa intenção com esta série de matérias é ajudar com dicas importantes para que seu evento motoclubista seja um sucesso.

 

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.