Cerca de 11% dos alunos já publicou fotos íntimas na web

A SaferNet Brasil no Dia Mundial da Internet Segura apresenta relatório de nova pesquisa realizada no segundo semestre de 2009 com 732 educadores e 2159 alunos para conhecer as principais vulnerabilidades destes públicos online.

Para 90% dos educadores a Internet e demais tecnologias de comunicação tem efeitos positivos na vida de seus alunos. 69% dos educadores afirmam que usam a Internet todos os dias. Em termos de atividades online preferidas, destacam-se as pesquisas/estudos (87%), seguidas pelo e-mail com 80% da preferência dos professores. Cerca de 47% também usa sites de relacionamento.

Para 77% dos educadores é comum os alunos comentarem em sala de aula sobre o que fazem na Internet. Cerca de 6% souberam de casos nos quais alunos de sua escola foram vítimas de aliciamento sexual pela Internet e em relação ao Ciberbullying, 26% dos educadores já souberam de casos entre os alunos de sua escola.

Faltam informações e recursos tecnológicos

No entanto, é preocupante o fato de que 50% dos educadores consideram que não há informações suficientes para trabalhar o tema nas escolas, e 24% não conhece nenhum programa que trate do tema. Quando indagados sobre os recursos que tem para levar o tema à sala de aula, 29% diz que não tem nenhum recurso e gostaria muito de ter e outros 9% não tem e nem sabem como buscar este tipo de recurso.

Para 69% dos educadores o que eles mais precisam é de capacitação para uso das tecnologias. Na escolha pelos meios mais práticos para esta capacitação os educadores preferem Oficinas de treinamento nas escolas (44%) e Palestras (30%).

Entre os alunos 12% dos alunos já namorou ao menos uma vez pela Internet e 11% já publicou na Internet suas fotos íntimas e/ou sensuais e 33% afirma que algum amigo seu já foi vítima Ciberbullying.

A Nética

A SaferNet lançará uma Rede Social – Nética – idealizada para fornecer gratuitamente materiais didáticos multimídia aos educadores brasileiros interessados em trabalhar nas escolas temas como ética, cidadania, sexualidade e segurança na Internet.

A data do lançamento foi escolhida para aproveitar as mobilizações do Dia Mundial da Internet Segura, evento que ocorre simultaneamente em 60 países na data de hoje.

A SaferNet é uma das organizadoras da versão brasileira do Dia Mundial da Internet Segura juntamente com o Ministério Público Federal em São Paulo e o Comitê Gestor da Internet (CGI). A pesquisa e a Rede Social Nética serão apresentadas hoje durantes as atividades programadas na sede do Comitê gestor da Internet em São Paulo. Tanto o debate quanto o plantão serão transmitidos ao vivo pela Internet. www.diadainternetsegura.org.br

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.