CARNAVAL – Com estrada não se brinca! Dicas importantes!

CARNAVAL – Com estrada não se brinca! Dicas importantes!
Não leve o carnaval  tão a sério!
Não leve o carnaval tão a sério!

Eu não gosto de carnaval, mas você gosta. O que a gente tem em comum? Nós dois corremos o mesmo risco de acidente. Por mais cuidado que você tenha existe o primeiro fator que você não pode controlar totalmente – O OUTRO!

Eu aprendi a não acreditar em fatalidades. Na realidade admitir uma fatalidade é o mesmo que dizer que aquele acidente não poderia ter sido evitado em hipótese nenhuma. Em segurança isso não existe. Todo acidente pode e deve ser evitado. Se não dá pra evitar, pelo menos podemos fazer com que tenha mínimas consequências. Existe uma campanha britânica de prevenção de acidentes onde eles afirmam uma frase chocante – “VOCÊ É UM ACIDENTE ESPERANDO PARA ACONTECER”. Nela eles afirmam que a “tropas britânicas correm mais risco de morrer nas estradas inglesas do que em campos de batalha.”

Pois é… O carnaval tá aí e ele é um capítulo dessa guerra travada no asfalto. Que tal seguir algumas sugestões para que seu carnaval não se transforme num problema de longo prazo.

1 – Deixe a moto em casa se puder. Carnaval não é uma boa época pra andar de moto. Mas se não tem jeito e é de moto que terá que ir, então preste atenção nessas dicas:

2 – Cuide da manutenção da máquina nesta ordem – Pneus, corrente, coroa e pinhão. Veja os freios e as pastilhas. Veja o sistema elétrico e troque o óleo da moto mesmo que ainda faltem uns 300 km pra vencer. Calibre pneus com eles ainda frios. Abasteça a moto um dia antes de viajar em posto de confiança.

Pilote sempre equipado!
Pilote sempre equipado!

3 – Utilize o seu melhor equipamento. Se tiver macacão de couro leve ele. Eu chamo isso de risco ‘A’ equipamento ‘A’. O meu equipamento ‘A’ é macacão de couro com segunda pele, capacete e balaclava, intercom, luvas de cano longo. Na bagagem uma jaqueta mais leve cm luvas mais leves para usar na cidade ou em trechos curtos. Não economize um centavo com equipamento. Deixe pra comprar acessórios pra moto depois que você estiver completamente protegido com três kits de proteção – ‘A’, ‘B’ e ‘C’.

4 – Antes de viajar durma bastante. Só saia de casa se estiver descansado. Nada de virar a noite bolando na cama doido para rodar e sair com sono e sem reflexos. Não tome remédios que podem tirar seus reflexos, principalmente antigripais. Passou a noite acordado? Durma mais um pouco e saia depois e alimente-se corretamente. Nada de sair em jejum. Lembre-se da hipoglicemia. E não esqueça que o álcool leva cerca de oito horas para sair do seu sangue. Abaixo disso, você corre o risco de ser positivado numa blitz com bafômetro.

5 – Vai pra estrada agora? Olhe a sua moto de novo. Veja cada detalhe. Fale com ela. Veja a meteorologia de todo o percurso. Tem amigos que olham apenas o tempo no local de saída e no local da chegada. Veja o tempo em todo o percurso para não ser pego de surpresa. Se chover no trecho reduza a velocidade. Tem trafego na estrada? Pare no primeiro posto que tiver e espere a chuva acalmar e lavar a pista.

pires6 – Saia antes de todo mundo e volte depois que todos voltaram. Esta dica eu sigo há anos em épocas de feriados prolongados. Se você é empregado, faça um acordo e pague essas horas depois. Sempre tem um chefe flexível e se você não pedir o ‘não’ está dado. Volte um dia depois. Na quinta a vida volta ao normal e as máscaras e fantasias já retornaram as caras dos seus donos. Quem tinha que sair do armário já saiu. Quinta é um dia tranquilo. Saia cedo e venha tranquilo. Lembre-se: só saia se tiver descansado.

7 – Um dia antes de viajar dê uma parada na bebida e na farra por pelo menos 24 horas. Chega, né? Afinal de contas você ainda precisa do seu fígado para o resto da vida e você não vai entrar para o AA na quarta de cinzas. Isso vai fazer com que o seu organismo se recupere e você esteja pronto para trazer seu carro ou moto para casa. Lembre-se: a vida de pessoas que você gosta e de quem você nem conhece estão nas suas mãos.

8 – Não beba e pilote. Não use qualquer tipo de droga e vá dirigir. Estando na cidade onde vai passar os dias de carnaval, brincando ou descansando; se estiver de moto vá de taxi e se estiver de carro.. vá de taxi também. Nesta época falta tudo principalmente estacionamento e sobra ladrão. Outra dica importante: procure um taxista por indicação – escolha dentre aqueles que trabalham o carnaval e nunca aqueles que de dia trabalham e à noite caem na farra.

Só pegue a estra se estiver descansado!
Só pegue a estra se estiver descansado!

Se você seguir estas dicas o risco de se envolver em acidentes reduz bastante e a desculpa da fatalidade vai ficar bem longe de você. Mas uma coisa é certa: você e eu continuaremos sendo um acidente esperando para acontecer. Faça com que esse dia nunca aconteça e se acontecer que você esteja preparado e equipado para minimizar ao máximo os danos.

Quero te ver na quinta, alegre, vivo e descansado ou cheio de histórias para contar e nenhuma delas triste.

Vá e volte em paz e que Deus nos proteja a todos e que nossos irmãos motociclistas lá no Céu estejam à nossa frente desviando-nos de todos os perigos.

Bom carnaval para quem vai brincar e bom descanso para quem vai aliviar o estresse. E não esqueça: não leve o carnaval tão à sério.

 

 

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *