CAMPUS PARTY – Conheça algumas novidades já confirmadas.

Além de trazer novamente para o Brasil mais uma edição do Barcamp, espaço para discussões livres em que qualquer um pode levantar um tema para debate – as áreas de conteúdo terão novidades.

A área de Robótica se prepara para levar a cabo uma experiência inédita em todo o mundo: a construção, durante o evento, de um robô totalmente composto por tecnologias livres de software. O projeto deste mecanismo ficará disponível para download e, consequentemente, o protótipo poderá ser criticado, discutido, dissecado, modificado e melhorado pelos “campuseiros”.

Cada módulo deste “robô livre” será independente dos demais e controlado por TCP/IP (Transmission Control Protocol e Internet Protocol) através do sistema operacional Linux.

Outro destaque é a questão da inclusão digital, que agora recebe um novo enfoque. Em 2008, a ação estava voltada a profissionais da área da educação. Já na Campus Party 2009, a atenção será direcionada aos “campuseiros” e visitantes do evento. Para quem nunca viu um computador, haverá o Batismo Digital 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs. Para aqueles que já tiveram um primeiro contato com a informática mas não vão muito além dos e-mails e comunicadores instantâneos, será feito o Batismo Digital 2.0, que mostra como a rede pode ser uma ferramenta decisiva na vida pessoal e profissional.

Na edição 2009 da campus Party, acontece o 1° Encontro Intergalático de Metareciclagem. Neste espaço, “campuseiros”, profissionais, ativistas e curiosos poderão discutir novas maneiras de desconstruir, reutilizar e dar um novo significado a tudo aquilo que é considerado lixo eletrônico, a partir de descobertas coletivas, do uso de software livre e do compartilhamento de aprendizado.

Paralelamente, o encontro promoverá ações que tratam de todas as políticas públicas sobre o tema, além de abordar questões relativas a cultura, gênero, acessibilidade, empreendedorismo e etnias. A edição 2009 do evento terá cobertura em 12 línguas indígenas através de uma web rádio. A idéia é criar um ambiente especialmente preparado para que empresas e as diversas áreas públicas apresentem seus mais importantes projetos de inclusão digital, além de sensibilizar, envolver e estimular os “campuseiros” a debater o tema.

A Campus Party trabalhará também o conceito de Grid Computer, ou “computação distribuída”, no qual as pessoas emprestam o seu poder de computação (o processamento de seu hardware) para ser utilizado por uma causa coletiva. Por meio dessa rede voluntária e colaborativa, é possível simular a operação de um supercomputador e auxiliar em pesquisas científicas e de interesse público. No evento, será criado um projeto brasileiro em favor de um tema a ser escolhido pelos “campuseiros”. O primeiro projeto de “grid computing” foi criado para auxiliar a NASA a processar dados coletados em seus satélites e estações.

A área de Astronomia vem motivada pelo Ano Internacional da Astronomia pela UNESCO, que comemora os 400 anos das primeiras observações do céu feitas por Galileu Galilei. A programação, bastante eclética, traz desde a exposição de arte sobre os céus até a proposta de uma criação transversal. Reunindo as divisões de Robótica e Desenvolvimento, além da Astronomia, o projeto consiste na elaboração de um observatório coletivo com livre acesso na Internet.

De um modo geral, a cultura digital também ganha destaques, com quatro áreas temáticas (Vídeo, Design, Fotografia e Música) e duas ações especiais (Cibercultura e Sarau Digital). Os organizadores do evento informam que dentro de alguns dias já estará disponível uma grade de programação completa no site oficial do evento www.campus-party.com.br.

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 12 anos de existência, no maior evento mundial integrando tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede superveloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Serviço:

Horários

Abertura para visitantes: de 20 a 25/01/2009, das 10h às 22h

Abertura para campuseiros: a partir das 12h do dia 19/01/2009.

Visitas

Visitas à área Expo são gratuitas, porém é necessário retirar um convite no Centro de Exposições Imigrantes ou em outros locais a serem divulgados.

Informações

Telefone para informações: 11.3872-1400

E-mail para informações: brasil@campus-party.org

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.