AS 10 REGRAS DE OURO DE UM BOM CURSO DE PILOTAGEM

AS 10 REGRAS DE OURO DE UM BOM CURSO DE PILOTAGEM

Imagem2(*) Por Ângelo Silva Viana
Instrutor e DiretorTop Rider

Saber escolher um bom cursos exige certos cuidados. Preste atenção nestas dicas antes de contratar esse tipo de serviço.

Confira os 10 mandamentos de ouro que evitarão pagar por lebre e levar um gato.:

1) Verifique as credenciais dos instrutores, e onde eles foram formados; Verifique ainda se o(s) instrutores são credenciados juntos aos órgãos de trânsito;

2) Fique longe de “instrutores” que ministram cursos apenas baseados em sua experiência de pilotagem; além de você pouco aprender, ainda herdará os vícios e procedimentos duvidosos do instrutor;

3) Não aceite teorias de terceiros e “dicas” de internet; toda técnica deve ser testada e fundamentada, e nem sempre o “disse que disse” no meio motociclístico se baseia da verdade, mas quase sempre se apoia nos “achismos”;

4) Pilotar motos, ainda que profissionalmente e por anos, não credencia ninguém a “instruir” ou ministrar aulas, é preciso formação específica, com foco em segurança, técnica, atualização e didática de ensino – cuidado com as “patentes”;

5) Desconfie se os “instrutores” agirem contra a lei; queimar pneu, fazer malabarismos em cima da moto, instigar o abuso de velocidade, provocar situações de risco não é “instrução de segurança”;

ponte 1 (1)6) Questione tudo: método, exercícios, o porquê do que você está fazendo; muitos usam a Internet como fonte de pesquisa, impondo comportamentos e exercícios sem ao menos explicar pra que serve aquela habilidade na vida real;

7) Verifique se o instrutor está em constante atualização de conhecimentos, seja com cursos de extensão, experiências internacionais de treinamento, seja ainda em acordo com a mudanças da legislação;

8) Verifique o histórico dos instrutores e do curso, e para quem eles estão ministrando aulas; o mercado é um excelente termômetro sobre o assunto;

9) Fuja de cursos ministrados por grupos de passeios. Muitos grupos “de final de semana” insistem em promover “cursos”; a falta de técnica própria, dedicada ao assunto, e a pilotagem limitada ao dia-a-dia do grupo podem mais atrapalhar do que ajudar;

10) Treine sempre na sua moto, porque é nela que você deve aprender os limites de segurança, o que pode ou não pode ser feito, e os procedimentos para fugir do perigo no momento correto usando a própria ciclística da moto; NUNCA faça cursos usando motos diferentes do modelo que você possui.

No mais, lembre-se: motociclismo envolve risco e demanda segurança, então nada mais justo que buscar os elementos necessários (técnicas) para o desenvolvimento das habilidades necessárias que ajudarão a ativar, instintivamente, os procedimentos de segurança, na hora certa que eles tiverem que ser usados. NUNCA brinque com sua vida; busque conhecimento e aprenda com os melhores. Acesse nosso site (www.toprider.org) e Facebook (www.facebook.com/TopRiderPremium) e venha nos conhecer.

TOP RIDER – RIDE SAFE WITH US”

Redação Geral

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