Apollo 11 chega na órbita da Lua.

Apollo 11 – Na órbita da Lua, a Águia prepara-se para alunissar

E continua a reconstituição virtual, em tempo real, da grande viagem que levou o homem à Lua. Atualmente no estágio 7, caminhando para a alunissagem. O próximo estágio tratará dos preparativos para o pouso na Lua. Faltam 22 horas para iniciar o 8º estágio e 24 horas para alunissagem. O foguete decolou pela manhã do dia 16/07.

Durante o trajeto entre os estágios 6 e 7 os astronautas descreveram as belezas da Terra e fizeram correções do rota utilizando os burns. Os astronautas fizeram café e falaram da dificuldade que é cozinhar e arrumar uma casa tão pequena no espaço e sem gravidade. Em outra passagem a base pergunta se é música o som que está ouvindo ao fundo. Neil responde que ‘Buzz está cantando’. Logo depois chegam os cumprimentos da tripulação da nave sobre a salada de salmão que ‘estava sem comparação’.

Em pouco menos de um dia os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, instalarão no Mar da Tranquilidade, um espelho para refletir a luz de um laser emitido da Terra que irá determinar com precisão a distância média entre os dois astros. O valor médio aceito é de cerca de 385,000 km.

O tempo necessário para interceptar a Lua é variável, depende das posições relativas da Terra e da Lua. Será provavelmente entre 62 e 76 horas, a contar da partida. Durante esse tempo, uma vez que a gravidade da Terra continua a exercer sua influência, a espaçonave perderá gradativamente sua velocidade. Essa influência, entretanto, vai declinando à medida que a espaçonave se afasta da Terra. Começando a 39.260 quilômetros por hora, a velocidade da Apolo cairá para cerca de 7.600 quilômetros por hora quando chegar a 128 mil quilômetros de distância da Terra; na marca de 320 mil quilômetros, atingirá o mínimo de 3.400 quilômetros por hora.

Você pode acompanhar em tempo real também pelo Twitter. Também estão disponíveis os vídeos e fotos feitas no módulo, durante os treinamentos realizados pelos os astronautas. Há uma grande riqueza de detalhes. Inclusive de desenhos e storyboards da nave e dos procedimentos. É possível acompanhar todas as conversas e os procedimentos realizados pelos astronautas para preparar o módulo nas suas diversas etapas.

O ano recriado é o de 1969 quando a maioria da população daquela época acompanhou pela TV em preto&branco; o lançamento da Apolo 11. A idéia é parte de um novo site do John F. Kennedy Presidential Library and Museum em parceria com a AOL. Um vasto material está disponível no site e você pode ser notificado pelo Twitter quando, por exemplo, a nave tocar o solo.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.