Apollo 11 – A Águia pousou!

A reconstituição virtual, em tempo real, da grande viagem que levou o homem à Lua chega próximo do seu ponto máximo: O pouso do Módulo Lunar numa alunissagem perfeita.

Neil Armstrong e Buzz Aldrin chegaram ao Mar da Tranqüilidade e preparam-se para sair da nave. Armstrong falou no rádio a frase imortal: “Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed”.(“Houston, aqui Base da Tranqüilidade. A Águia pousou”). A mais de 300 mil quilômetros dali, o mundo, que acompanhava ao vivo as comunicações de rádio entre o Controle de Vôo no Centro Espacial Johnson em Houston e a Apolo 11, entrava em comoção e aplaudia e gritava freneticamente.

Os astronautas ficam na superfície da Lua por cerca de 22 horas, pouco menos que um dia inteiro. Comerão e descansarão antes de saírem para explorar; a descida chega depois de um longo e cansativo dia de difíceis manobras. Enchem uma “caixa de rochas” com amostras do terreno lunar e tiram o “pacote” científico que será deixado na Lua. Consiste este em três elementos: um experimentador de vento solar, um sismômetro e um refletor laser. 0 primeiro é um instrumento comprido, em forma de bandeira, que coleta partículas de gases exóticos no vento solar; será depois enrolado e trazido de volta pelos astronautas. 0 sismômetro será deixado para mandar informações a Terra sobre abalos sísmicos (lunemotos); deverá operar durante um ano. 0 refletor será usado mais tarde, quando cientistas da Terra enviarem partículas laser para determinar exatamente a distância em que se encontra a Lua, seus índices de mudança e seus movimentos vibratórios.

A animação não presenteia você com a caminhada dos astronautas, mas os vídeos mostram como aconteceu. Ao clicar no botão de ‘return to Earth’ aparece um show de imagens e música e ao final um certificado de que participou desta viagem virtual.

Acompanhe: http://www.wechoosethemoon.org/“>

O ano recriado é o de 1969 quando a maioria da população daquela época acompanhou pela TV em preto&branco; o lançamento da Apolo 11. A idéia é parte de um novo site do John F. Kennedy Presidential Library and Museum em parceria com a AOL. Um vasto material está disponível no site e você pode ser notificado pelo Twitter quando, por exemplo, a nave tocar o solo. O homem pisará novamente em solo lunar, se tudo correr bem, depois de 2020.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment

error: Não pode ser copiado. Pode ser impresso e compartilhado.