10 dicas que podem ajudar a evitar acidentes em duas rodas

Durante anos eu fiquei pensando sobre os 10 mandamentos da pilotagem segura, mas percebi que o melhor mesmo seria listar 10 dicas que poderiam evitar acidentes. Depois de muito pensar relacionei 10 coisas que acredito ajudar a evitar sérios problemas em duas rodas.

1 – Veja, seja visto e antecipe-se.

É muito importante que você seja visto e também consiga enxergar longe. Isso exige concentração, boa visão e acima de tudo usar um equipamento que chame a atenção dos pedestres e dos motoristas durante o dia e à noite também.Antecipar-se é tentar prever o que pode acontecer e o que você faria e para onde iria caso determinada coisa acontecesse e ela viesse a ser uma ameaça a sua segurança. Pode parecer uma ‘neura’, mas isso funciona e é adotado pela maioria dos pilotos experientes que estão há muitos anos na estrada e, mesmo levando tombos, os danos foram mínimos.Não costure no trânsito. Espere os carros estarem parados para andar entre eles. E sempre observe se não vem uma moto entre as faixas. As motos são ágeis em pequenos espaços. Saiba aproveitar essa vantagem sem correr riscos desnecessários.

2 – Não beba e não tome remédios que prejudicam a pilotagem!

É mais do que manjado, porém o interessante é que a maioria das pessoas despreza essa dica. Pior ainda são aqueles que tomam remédios que acabam prejudicando os reflexos, como é o caso dos relaxantes musculares ou antigripais que causam sonolência e redução dos reflexos. Por isso antes de tomar remédios leia a bula, principalmente a parte que fala sobre efeitos colaterais.

3 – Alimente-se e beba muita água!

A desidratação numa motocicleta acontece mais rápido do que você pensa. Se você não usa jaqueta ou deixa os braços expostos, além de correr o risco de ter queimaduras de primeiro grau por causa do sol e com o tempo um câncer de pele, ainda se desidratará mais rapidamente. O ser humano consegue ficar vários dias sem comer, mas não dura muito sem água. Os habitantes do deserto usam muita roupa exatamente por isso, pois mesmo totalmente cobertos ainda estarão com a temperatura do corpo inferior a que está ambiente. Lembre-se: sem água você perde os sentidos rapidamente e a desidratação mata.

Outra dica importante é saber que sem alimentar-se você pode vir a ter problemas com glicemia baixa ou hipoglicemia que nada mais é que falta de açúcar no sangue. Isso pode apagar você enquanto pilota. Açúcar demais pode causar diabetes, mas a falta dele é que mata mais rápido.

4 – Use equipamento de proteção de qualidade!

Capacetes, luvas, botas, caneleiras, cotoveleiras e jaquetas devem ser de alta qualidade. Não economize um centavo com isso.  Deixe para gastar com acessórios depois que comprar um bom equipamento. Ande sempre equipado, pois você não sabe nem o dia e nem a hora que poderá cair. Lembre-se que o equipamento de proteção não precisa ser lindo, mas é necessário que seja a sua segunda pele e o proteja quando de um acidente. Se puder adquira um capacete de qualidade superior aos que usam viseira PET e casco de resina com borda de plástico.

5 – Não passe glicerina nos pneus!

Nunca passe glicerina nos pneus para os deixarem brilhando. Em moto isso é o mesmo que pedir para cair e será um tombo grave. Também nunca lubrifique a corrente e saia na moto. O óleo ou a graxa que não grudará na corrente acabará sendo espirrada para várias partes da moto e isso produz o mesmo efeito da glicerina que escorre para a banda de rodagem dos pneus. A hora boa de lubrificar a corrente será sempre quando você não vai utilizar imediatamente a moto. Faça isso à noite, antes de dormir ou depois de lavar a moto. Coloque um pano para que o excesso seja absorvido e se usar graxa lembre-se de usar um pano para retirar o excesso.

6 – Cuidado com os cruzamentos!

Sempre tem alguém que chega atrasado em um cruzamento e que acaba não enxergando o outro. Os motoristas brasileiros adoram passar no amarelo e essa fração de segundo pode acabar fazendo com que pegue um motociclista arrancando na moto tão logo o sinal verde é aceso. Assim, só saia quando toda a primeira fileira do outro lado do cruzamento estiver parando ou parada. Se perceber alguém muito rápido, espere. Isso pode salvar sua vida. Sugeri a um amigo do Detran que nos cruzamentos onde esse tipo de acidente acontece com maior frequência que utilizem o artifício do vermelho total. Ao fechar o semáforo para um os outros permanecem em vermelho por mais um segundo. Isso ajuda a reduzir as probabilidades de acidentes.

7 – Troque de pneus antes que fiquem carecas!

Muitos usam os pneus até que cheguem à marca de troca. Isso é um erro que pode custar muito caro. Troque o pneu sempre que a banda começar a ficar lisa e desgastada. Não espere ficar liso ou dar na lona para fazer isso. E nunca reabra a borracha dos pneus carecas – é motivo para um acidente grave! Lembre-se que pneus em bom estado e freios perfeitos são fundamentais numa pilotagem segura. Outra coisa importante: troque o fluido de freio anualmente. Se o fluido baixar verifique as pastilhas. Talvez estejam desgastadas.

8 – Pilotar na chuva exige aprendizado e o dobro de perícia!

Quando começar a chover busque um local protegido, pare a moto e espere a chuva lavar o asfalto por uns 10 minutos. Evite andar pelo lado interno de curvas e retas, pois é lá que fica a maior parte da sujeira que gruda no pneu e pode tirar sua estabilidade. Importante entender que quando estiver pilotando na chuva reduza a velocidade para 70% da máxima permitida para a rodovia. Frear numa pista molhada fará com que você percorra 40% mais metros do que numa pista seca. E o mais importante. Freie de forma suave. Freadas fortes em pista molhada é chão na certa.

9 – Escolha a moto certa!

Muitos que nunca andaram de moto tiram habilitação em uma 125cc e logo em seguida compram uma moto de 1000cc. A pilotagem é totalmente diferente. Cada moto possui uma ciclística diferente e isso interfere diretamente no seu desempenho durante uma pilotagem. Busque a moto adequada ao seu perfil. Se for usar em viagens prefira as Big Trails, pois motos speeds são desconfortáveis em longos percursos. Outra dica é buscar motos estilo Turismo. Essas motos são preparadas para proporcionar a você uma pilotagem mais confortável e prazerosa. Outra dica importante é, ao comprar uma moto nova, ande pelo menos uns 500km com ela em baixa velocidade. Isso vai ajudá-lo a acostumar-se melhor com a ciclística da moto, torque e aceleração. Muitos caem exatamente por não observar esses pequenos detalhes.

10 – Cuide da manutenção da sua moto como quem cuida de um avião!

Motocicletas necessitam de manutenção e revisão mais cuidadosa que um carro. Nunca faça arranjos ou coloque acessórios que interfiram no centro de gravidade da moto. Troque as peças sempre por novas e realize manutenções periódicas além de vistorias semanais. Diariamente observe sua moto, sempre antes de sair. Isso fará com que evite surpresas desagradáveis. E por último: troque o óleo na quilometragem recomendada e com ele troque o filtro também. O óleo das bengalas deve ser trocado a cada dois anos no máximo. Vale destacar que quem roda pouco e em trechos curtos tende a trocar o óleo em menos tempo ou com menor quilometragem do que quem roda muito ou roda todo dia. Óleo tem prazo de validade e não passa de seis meses.

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Redação Geral

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